Home / Saúde / Menopausa: tratamentos naturais que podem te ajudar

Menopausa: tratamentos naturais que podem te ajudar

A menopausa é um estágio natural na vida de uma mulher. Geralmente ocorre por volta dos 50 anos e se manifesta como ondas de calor , mudanças de humor, ganho de peso, diminuição da libido.

Menopausa: tratamentos naturais que podem te ajudar

Aos 50 anos, a secreção de hormônios sexuais diminui e a maioria das mulheres não têm progressivamente mais ovulação ou período menstrual.

Essa queda hormonal leva a vários inconvenientes e aumenta o risco de osteoporose e infarto. 

Nesse artigo, você irá conhecer os tratamentos naturais e como o Tribulus Mulher combate os sintomas da menopausa.

Perimenopausa e menopausa 

Você deve primeiro saber que é um fenômeno natural e não uma doença. A menopausa é simplesmente a cessação do funcionamento dos seus ovários. 

Estes deixarão de produzir os hormônios reprodutivos que são estrogênio e progesterona. Geralmente aparece nos anos cinquenta, mas pode acontecer que uma mulher esteja na menopausa aos 40 anos e aos 55 anos.

É importante saber que isso não ocorre de repente. Na verdade, é precedido por um período chamado perimenopausa .

Dura entre 4 e 7 anos. É caracterizada pela diminuição da produção de hormônios sexuais femininos.

Durante a perimenopausa, a mulher experimentará distúrbios do ciclo por períodos mais longos, mais curtos ou até mais abundantes. 

Também acontece que os seios incham e se tornam mais dolorosos, que aparecem distúrbios do sono, além de dor abdominal ou humor instável.

Medicamente falando, diz-se que uma mulher está na menopausa quando não menstrua há 12 meses consecutivos.

Quais são os sintomas da menopausa?

Esteja ciente de que a intensidade dos sintomas varia de mulher para mulher.

Alguns terão a sorte de ter o único sintoma que interrompe a menstruação, enquanto para outros é muito mais complicado. Aqui estão todos os sintomas em detalhes da menopausa:

Falta de ovulação;

Ondas de calor;

Ganho de peso;

Distúrbios do sono;

Distúrbios sexuais;

Secura vaginal;

Distúrbios urinários;

Depressão;

Distúrbios hormonais;

Osteoporose;

Dor de cabeça;

Alterações na pele;

Irritabilidade e alterações de humor;

Uma grande sensação de fadiga;

Cistite;

Modificação de voz;

Perda de memória ou atenção;

Perda de cabelo.

Terapia hormonal para a menopausa: o que você precisa saber

Se você estiver na menopausa, seu médico pode sugerir terapia hormonal para a menopausa

Isso tem o papel de reduzir sintomas como afrontamentos, sudorese, distúrbios urinários ou sexuais. A escolha de tomar terapia hormonal deve ser feita após consulta com seu médico. 

Algumas mulheres optam por não escolher a terapia de reposição hormonal (TRH). O objetivo deste tratamento é substituir os dois hormônios, estrogênio e progesterona, cuja produção pelos ovários parou.

É um dos tratamentos mais eficazes contra os sintomas da menopausa, mas também existem riscos que você precisa conhecer antes de tomá-lo e é por isso que é necessária uma consulta com seu médico.

Reduzindo os sintomas da menopausa: quais tratamentos?

Existem muitos tratamentos naturais e medicinais que podem ajudá-lo a viver bem sua menopausa e, acima de tudo, reduzir sintomas como afrontamentos, fadiga ou estresse. 

Aqui está uma tabela resumida de soluções naturais e nossa seleção dos medicamentos mais eficazes no tratamento dos sintomas da menopausa.

Nossa seleção dos melhores tratamentos naturais

Tribulus Terrestris:  combate os sintomas da menopausa, auxilia nas disfunções sexuais provenientes desse momento, melhora o desejo sexual e ajuda na redução de peso e aumento da massa magra. 

Vitamina E : sempre recomendada para mulheres na pós-menopausa que sofrem de ondas de calor. Uma dose diária de 400 U pode permitir que você os reduza bruscamente e naturalmente.

Erva de São João: muito conhecida por seus benefícios à saúde. Esta planta também é apreciada pelas mulheres na menopausa por suas virtudes na redução das ondas de calor, mas também na regulação de distúrbios de humor e insônia.

Ômega 3: são suplementos alimentares recomendados para mulheres na pós-menopausa. O ômega-3 é uma alternativa natural interessante para combater as ondas de calor, mas também para combater a ansiedade ou o estresse.

Sobre o Autor:

I´m Vasconcelos. Meu nome é Vasconcelos e escrevo para o ADPARK, sou brasileiro e vivo em São Paulo. Formei-me em Comunicação Social pela UNINOVE. Trabalhei anos como freela especializado Internet e agora estou escrevendo para diversos o blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *