Home / Dicas / Perdi minha carteira de trabalho. O que devo fazer?

Perdi minha carteira de trabalho. O que devo fazer?

A carteira de trabalho guarda informações muito importantes para os profissionais e, por isso, perdê-la pode até atrasar processos de contratação. 

Perdi minha carteira de trabalho. O que devo fazer?

Nessas horas, deve-se procurar o Expresso Cidadão Riomar agendamento online para emitir a segunda via, inclusive com a recuperação de todos os registros que estavam no documento anterior. 

Para quem não conhece o Expresso Cidadão, essa é uma parceria entre diversos órgãos a fim de fornecer informações à população, assim como emitir documentações.

Além do posto de atendimento em Riomar, também existem unidades em outros lugares, como Olinda, Pina e Petrolina.

Como fazer 2° via da CTPS

A emissão da segunda via da carteira de trabalho é feita em poucos dias e pode ser solicitada por quem já tem registros e por quem não tem. 

No caso de quem já entregou sua CTPS em alguma empresa e teve informações anotadas, será necessário informar o PIS para que elas sejam recuperadas. 

Além dele, a segunda via no Expresso Cidadão Riomar precisará de outros documentos, como:

  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Boletim de ocorrência;
  • Documento oficial com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Número da CTPS anterior

É claro que nem todo mundo sabe o número da sua carteira de trabalho anterior e, para quem está empregado atualmente, uma solução é pedir esse dado à empresa. 

Que está desempregado, por outro lado, pode usar o PIS para encontrá-lo no Meu INSS ou site da Caixa Trabalhador. 

A respeito do boletim de ocorrência, ele deve ser emitido mesmo que a carteira de trabalho tenha sido perdida (e não apenas em casos de roubo ou furto). Em época de pandemia, por exemplo, dá para registrar o B.O sem sair de casa acessando o site da Delegacia Eletrônica aqui. Depois, é só imprimir. 

A foto 3×4 também é necessária para a emissão da CTPS e ela deve ser recente, com fundo branco. Porém, nem sempre o Expresso Cidadão Riomar pede que os indivíduos levem a foto: em alguns casos, ela é tirada no posto presencial. 

Como agendar a segunda via no Expresso Cidadão Riomar

Para agendar online a emissão da CTPS, é preciso:

  • Acessar aqui;
  • Clicar em “Novo agendamento”, no canto inferior;
  • Escolher o serviço;
  • Fornecer os dados que o Expresso Cidadão pedir

Cabe dizer que, por causa da pandemia de COVID-19, é possível que os agendamentos para emissão de nova CTPS, assim como de outros documentos, estejam ocorrendo em volume mais baixo. 

Contato com o Expresso Cidadão Riomar

A forma mais indicada de tirar dúvidas sobre os agendamentos online ou mesmo sobre o expediente da unidade Riomar é entrando em contato diretamente com ela.

 Há diversas unidades do Expresso Cidadão nos shoppings Riomar e é só procurar pela cidade de preferência.

Na capital, por exemplo, o telefone é o 81 3183 8032 e as pessoas que querem a segunda via da carteira de trabalho são atendidas no piso G. Outras unidades do Riomar são Aracaju, Kennedy e Fortaleza, devendo-se ir ao site de cada shopping.

Sobre o Autor:

I´m Vasconcelos. Meu nome é Vasconcelos e escrevo para o ADPARK, sou brasileiro e vivo em São Paulo. Formei-me em Comunicação Social pela UNINOVE. Trabalhei anos como freela especializado Internet e agora estou escrevendo para diversos o blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *