Home / Beleza / 5 dicas para economia de água

5 dicas para economia de água

Todos os dias, muitos usuários procuram a emissão da Sabesp 2° via de conta para proceder ao pagamento. 

5 dicas para economia de água

Porém, poucas dessas pessoas atentam para o fato de que o valor na sua cobrança mensal pode ficar bem mais baixo com algumas mudanças básicas.

É claro que o incentivo para poupar água não pode ser apenas a redução na conta da Sabesp: o planeta também tem grande necessidade de mais consciência por parte da população.

Desse modo, veja agora 5 dicas para economia de água.

1 – Averiguar o sistema hidráulico

Muitos casos de desperdício de água (e de altas contas) são decorrentes de vazamentos: pode ser um cano que não está corretamente encaixado, uma estrutura que se deteriorou com o tempo ou mesmo um furo quase imperceptível. 

Todos os problemas acima fazem com que haja um fluxo extra de água, que será contabilizado na conta mensal e cobrado do cliente. 

2 – Averiguar todas as torneiras

Assim como pequenos defeitos no sistema hidráulico podem aumentar muito o valor da conta de água, as torneiras que não fecham corretamente também são grandes inimigos da conta da Sabesp.

Sendo assim, é fundamental avaliar as torneiras da empresa e de casa e fazer a sua substituição se elas não estiverem fechando completamente.

3 – Juntar o máximo possível de roupas

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que mais gastam água a cada lavagem.

Por isso, a recomendação geral é lavar as roupas uma vez por semana: assim: com mais peças em um único ciclo, mais economia.

Caso não seja possível lavar a roupa uma vez por semana, o máximo indicado é fazer as lavagens duas vezes. Ativar a máquina de lavar mais vezes que isso gera um gasto imenso. 

4 – Informar-se sobre a quantidade de água consumida por cada eletrodoméstico

Os fabricantes informam nas etiquetas e manuais de instrução quanto cada máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça e chuveiros gastam de água, aproximadamente.

Porém, ainda são poucos os consumidores que solicitam esse tipo de informação nas lojas.

É muito importante mudar esse hábito e escolher os eletrodomésticos que gastam menos água.

Em caso de dúvida na interpretação das etiquetas, é sempre válido pedir o esclarecimento de um vendedor.

Vale lembrar que os produtos que gastam menos água podem ter um adicional de preço.

Todavia, a economia mensal na conta da Sabesp acaba compensando muito. 

5 – Não jogar nada no vaso sanitário

Quando se joga papel higiênico no vaso sanitário, é preciso uma descarga mais vigorosa de água para que ele “desça”. Por isso, é claro que muito mais litros são gastos e a conta ficará mais alta. 

O ideal é nunca jogar nada no vaso, nem mesmo absorventes, cotonetes, etc.

Escolher o fluxo de descarga correto para cada caso também ajuda na economia: há alguns modelos mais modernos de vasos que têm um botão para descarga econômica (ideal para quando se faz xixi) e outra com fluxo mais intenso (recomendada para quando há fezes).

Sobre o Autor:

I´m Vasconcelos. Meu nome é Vasconcelos e escrevo para o ADPARK, sou brasileiro e vivo em São Paulo. Formei-me em Comunicação Social pela UNINOVE. Trabalhei anos como freela especializado Internet e agora estou escrevendo para diversos o blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *