Home / Documentos / Como tirar primeira CNH no Rio de Janeiro

Como tirar primeira CNH no Rio de Janeiro

Hoje em dia, ter CNH não é mais luxo, mas uma questão de necessidade que vem tornando-se frequente cada vez mais cedo na vida dos brasileiros.

Como tirar primeira CNH no Rio de Janeiro

Tirar a carteira de habilitação não é uma tarefa simples, afinal, dirigir é uma atitude que precisa de comprometimento e consciência, pois outras vidas estão em jogo. 

Exatamente por isso, existem tantas normas pelas quais quem deseja tirar a CNH deve passar. 

O órgão emissor da CNH é o Departamento de Trânsito (DETRAN), e para conquistar sua habilitação você terá que seguir as normas do detran rj ipva e as leis de trânsito. 

Além disso, são feitos inúmeros exames físicos e mentais para garantir a sua segurança e a dos outros, assim como garantir que você saia da autoescola com todos os conhecimentos necessários para dirigir em qualquer situação ou ambiente. 

Por isso é muito importante participar de todas as etapas do processo, principalmente as aulas no simulador e aulas práticas. 

Vamos ver um passo a passo para tirar a primeira CNH dentran rj ipva, confira!

Pré requisitos

Antes de tudo, você precisa se adequar aos requisitos para tirar a carteira de motorista, estes são: 

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Possuir carteira de identidade ou equivalente;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir CPF.

Documentação necessária

Se você preenche os pré requisitos, está na hora de separar os documentos, eles são: 

  • Documento de identificação (Original e cópia);
  • CPF (Original e cópia);
  • Comprovante de residência ou declaração de residência (Original e cópia);
  • Original do Duda pago.

Passo a passo para emitir a CNH no Rio de Janeiro

1 – Agora que você já tem os documentos necessários, é preciso agendar a entrega desses documentos no posto do DETRAN. O agendamento pode ser feito on-line através do portal DETRAN RJ. 

2 – A segunda etapa consiste em fazer os exames solicitados pelo DETRAN, eles são: Exame médico e exame psicológico. 

No exame médico, o médico irá avaliar se você possui condições físicas para poder dirigir, avaliando sua força muscular, visão, pressão arterial, pulmões e coração. 

O exame psicológico, também conhecido como psicotécnico, irá avaliar as suas condições mentais, pois alguns distúrbios podem impedir a aprovação no teste. 

3 – O resultado dos exames costuma sair no mesmo dia, após ser aprovado, você deve procurar um Centro de Formação de Condutores (Autoescola). 

É na autoescola que você irá fazer as aulas teóricas e práticas, irá aprender direção defensiva, cidadania, defesa do meio ambiente e muito mais. 

4 – Ao final das aulas, você passará por uma avaliação junto ao DETRAN, que se trata do Exame de direção. 

O exame de direção consiste em 20 aulas de direção na auto escola e 5 aulas no simulador, destas 20 aulas, 20% devem acontecer à noite. 

Por fim, você será submetido a uma avaliação prática, onde será preciso realizar baliza, percurso livre e aclive. 

Caso seja aprovado, você recebe sua carteira de habilitação provisória, em um ano, caso você não tenha sofrido nenhuma penalidade, você receberá a sua carteira de habilitação definitiva. 

Sobre o Autor:

I´m Vasconcelos. Meu nome é Vasconcelos e escrevo para o ADPARK, sou brasileiro e vivo em São Paulo. Formei-me em Comunicação Social pela UNINOVE. Trabalhei anos como freela especializado Internet e agora estou escrevendo para diversos o blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *