Home / Dicas / Como economizar na sua conta de luz?

Como economizar na sua conta de luz?

Durante alguns meses do ano, acabamos gastando mais energia do que em outros, isso acontece pelas mudanças climáticas mais extremas, que nos forçam a tomar banhos mais quentes ou passar mais tempo com o ar condicionado ligado.

Além disso, também existe períodos onde as tarifas ficam mais caras e entram as famosas bandeiras tarifárias amarelas ou vermelhas.

Ficou preocupado com o consumo de energia elétrica e não sabe o que fazer para diminuir os gastos? Confira as dicas abaixo e veja a diferença no final do mês!

Consulte o consumo mensal

Antes de saber quanto você precisa economizar, é preciso saber quanto você realmente gasta no mês.

Para isso, basta emitir uma celpe 2 via de conta, caso você tenha extraviado a via original.

Na conta de energia elétrica, você terá acesso ao seu consumo mensal e dos últimos meses, podendo assim comparar quando você gasta menos ou mais.

Além disso, você poderá ver na conta de energia quais são as tarifas que estão sendo cobradas, se está sendo cobrado alguma bandeira tarifária ou outros valores.

Cuidado com o Banho

Um dos grandes vilões do consumo de energia elétrica é o chuveiro, para conseguir economizar na conta de energia elétrica, aposte em banhos mais rápidos de cerca de 10 minutos.

Além disso, durante as épocas mais quentes, mude o chuveiro para o verão, isso economiza cerca de 30% no consumo de energia.

Outra boa dica, é sempre fechar o chuveiro entre um enxágue e outro, limpar os buracos por onde saem água para aumentar a vazão e principalmente, nunca reutilize ou remende a resistência de um chuveiro.

Use a geladeira de forma certa

Muitas pessoas acreditam que o chuveiro é o grande vilão de uma casa, mas se a geladeira for usada incorretamente, ela também pode consumir uma quantidade significativa de energia elétrica.

Para que isso não aconteça, faça sempre o degelo da geladeira, para evitar forçar o motor.

Você também deve evitar colocar roupas atrás da geladeira, porque isso força mais o motor da geladeira, causando um gasto maior.

Não guarde alimentos quentes na geladeira e abra a geladeira o mínimo possível, esqueça aquilo de abrir a geladeira para pensar, para o bem do seu bolso.

Troque as lâmpadas

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o consumo maior das lâmpadas fluorescentes está no ato acender. Por isso, evite ficar acendendo e apagando a luz.

Além disso, você pode optar por trocar as lâmpadas e casa por lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Você também pode pintar as paredes de cores mais claras, para que durante o dia não seja necessário acender a luz.

Por fim, sempre apague a luz quando sair de um cômodo.

Eletrodomésticos

Uma dica que vale para todos os seus eletrodomésticos, é sempre verificá-los antes da hora da compra, e optar por produtos que tenham o selo Procel.

Além disso, você deve sempre tirar da tomada aqueles eletrodomésticos que permanecem em stand by, ou seja, mesmo desligados, ficam com a luz ligada, pois mesmo assim, eles ainda consomem energia.

Sobre o Autor:

I´m Vasconcelos. Meu nome é Vasconcelos e escrevo para o ADPARK, sou brasileiro e vivo em São Paulo. Formei-me em Comunicação Social pela UNINOVE. Trabalhei anos como freela especializado Internet e agora estou escrevendo para diversos o blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *