Home / Encadernação Artesanal / Tipos de encadernação artesanal

Tipos de encadernação artesanal

Encadernar é unir, ordenadamente, por meio de costura, os cadernos de uma obra para formar um volume compacto, cobrindo-o com uma capa para proteção e embelezamento. Há uma variedade de processos, largamente utilizados comercial e industrialmente, tais como brochura, canoa, wire-o, espiral.

encadernação artesanal ou artística é feita manualmente, sem o uso de máquinas de encadernar. Existem muitos estilos de encadernação manual. Apesar de ser um processo simples, esse trabalho exige conhecimento das técnicas utilizadas, tudo para a garantia de um produto final limpo e bem acabado.

Nas próximas linhas você vai conhecer todos os detalhes da Encadernação Artesanal, um tipo de artesanato valorizado, rápido de fazer e que trás ótimos resultados.

Você vai entender quais são os tipos mais conhecidos de encadernação. Em resumo, você vai ter um volume enorme de informações que vão te ajudar a entender Tudo Sobre Encadernação Artesanal, saiba mais.

Tipos de encadernação artesanal

Encadernação Brochura

A Encadernação Brochura é muito usada na confecção de cadernos, eles recebem um costura na parte lateral em forma de acabamento e na frente das folhas é colocada uma capa de papel mais grosso.

Encadernação Copta

Copta é uma encadernação artesanal artística que teve origem no Egito e era usada para encadernar livros sagrados. Esse tipo de encadernação é muito resistente e produz um trançado belíssimo, transformando cadernos em peças únicas e super exclusivas.

Encadernação Wire-o

A Encadernação Wire-o utiliza um suporte feito em aço, acrílico ou plástico, que normalmente tem formas de quadrado ou retângulo. Geralmente esse tipo de encadernação é usada em agendas, calendários, apostilas e cadernos escolares e em calendário de mesa. Essa técnica também é conhecida como espiral.

Encadernação Longstitch

A Encadernação Longstitch ou buttonhole é uma técnica que se caracteriza por criar linhas ao longo do dorso do livro, caderno ou álbum, por meio de uma abertura na própria capa do livro, sem nenhum uso de cola. Essa costura é muito usada em álbuns, por permitir o uso de compensações na lombada. Fica um luxo só!

Encadernação Canoa

A Encadernação Canoa (usa dobra, intercalação e grampos), que é comumente usada em revistas e panfletos.

Há também encadernação com pinos, argolas, canaletas, fitas, costura e a com fechamento magnético.

Encadernação Piano Hinge

Encadernação piano hinge, cuja tradução literal é dobradiça de piano. É um tipo de encadernação em que os cadernos são encaixados por meio de varetas que funcionam como o pino da dobradiça de piano não havendo portanto nenhum tipo de costura ou cola na lombada. As varetas podem ser dos mais variados tipos de materiais tais como madeira, bambu, metal, vidro e nas mais diferentes formas: palitos de churrasco, lápis, hashi, agulhas de tricô, galhos de plantas, varetas de incenso, etc.

Algumas instituições oferecem cursos de encadernação artesanal para iniciantes.

Sobre o Autor:

I´m Vasconcelos. Meu nome é Vasconcelos e escrevo para o ADPARK, sou brasileiro e vivo em São Paulo. Formei-me em Comunicação Social pela UNINOVE. Trabalhei anos como freela especializado Internet e agora estou escrevendo para diversos o blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.