Home / Documentos / Tirar Carteira de Identidade no Rio de Janeiro

Tirar Carteira de Identidade no Rio de Janeiro

Todas as pessoas do estado do Rio de Janeiro devem ter a sua via da carteira de identidade. Este é um documento de identificação e que você deverá ter sempre consigo.

Se você deseja solicitar a sua carteira de identidade é necessário realizar o agendamento, para que consiga comparecer as unidades de atendimento com a certeza de que será atendido, facilitando também o processo de organização de atividades das pessoas que estão disponíveis para realizar o atendimento.

1ª via carteira de identidade no Rio de Janeiro

A primeira via do RG se destina a cidadãos que nunca possuíram este documento emitido pelo Estado do Rio de Janeiro pelo atual órgão de identificação civil Detran-RJ ou ainda o Instituto Félix Pacheco (IFP), e pode ser solicitado de modo gratuito.

Para que você consiga reservar um horário para tirar a primeira via do RG é necessário agendar através dos meus online, como por exemplo, o site http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=10281.

Acessando o endereço acima será necessário preencher os campos indicados com as informações necessárias. É rápido e fácil realizar o agendamento pelo site, basta seguir a ordem apresentada abaixo, com os dados solicitados.

  • Identificação;
  • Região/Posto;
  • Data / turno;
  • Horário;
  • Confirmação.

Quando finalizar o preenchimento de todas as informações, será apresentado o seu número de agendamento carteira de identidade rj, indicando que o processo foi efetuado com sucesso.

Não se esqueça de marcar o horário e data que poderá comparecer na unidade indicada, evitando imprevistos, além de tirar a chance de que outra pessoa consiga realizar o mesmo procedimento.

No momento em que você comparecer em um dos postos de identificação civil, para tirar a sua carteira de identidade, é necessário apresentar alguns documentos. Confira abaixo:

  • Documento original ou cópia autenticada da Certidão ou certificado conforme o estado civil da pessoa.

Solteiros: Certidão de nascimento.

Casados: Certidão de casamento.

Naturalizados: Certidão de Naturalização

  • Documento original e cópia do CPF ou Pis/ PASEP, caso deseje que esses documentos constem também no RG.

2ª via da carteira de identidade no Rio de Janeiro

agendamento carteira de identidade rjCaso você tenha perdido o seu RG, ou ainda tenha sido roubado é preciso solicitar a segunda via deste documento, para que você não fique sem.

Confira abaixo, quais são os documentos necessários para que você consiga tirar a segunda via da carteira de identidade:

  • Documento original ou cópia autenticada da Certidão ou certificado conforme o estado civil da pessoa.

Solteiros: Certidão de nascimento.

Casados: Certidão de casamento.

Naturalizados: Certidão de Naturalização.

  • Original do DuDa (Documento único do Detran-Rj de Arrecadação), podendo ser pago em qualquer agência bancária.
  • Original e cópia, ou cópia autenticada do CPF, para que seja realizada a inclusão do número do CPF junto ao RG.

O Rio de Janeiro possui um projeto aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, que transforma os cartórios em Ofícios da Cidadania, por isso as pessoas que necessitam de uma 2ª via do RG, poderão solicitar diretamente no cartório, sem que seja necessária a realização de agendamento por outros sites.

As cidades que já contam com essa facilidade são Petrópolis, Araruama, Cabo Frio, Sapucaia e Niterói.

Sobre o Autor:

I´m Vasconcelos. Meu nome é Vasconcelos e escrevo para o ADPARK, sou brasileiro e vivo em São Paulo. Formei-me em Comunicação Social pela UNINOVE. Trabalhei anos como freela especializado Internet e agora estou escrevendo para diversos o blogs.

One thought on “Tirar Carteira de Identidade no Rio de Janeiro

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *