Home / Saúde / Por que é difícil manter a concentração?

Por que é difícil manter a concentração?

Por que é difícil manter a concentração? Quando nós exercemos uma atenção intensa por muito tempo, pode ocorrer um cansaço. É a exaustão cognitiva. Como identificar? Quais sinais devemos procurar?

Só de olhar um pouco algo que esforça a mente já dá uma tontura. Se a nossa capacidade de concentração começa a diminuir, todas as atividades mentais começam a entrar em pane: ficamos mais distraídos, a irritabilidade começa a aumentar… enfim, temos os indicadores de que estamos com um esgotamento de capacidade mental.

A atenção é como um investimento. Incapacidade de concentrar significa que as minhas reservas de atenção esvaziaram. E o que é que eu colhi em troca?

Por isso fica a pergunta: Como é que nós estamos investindo a nossa atenção? Naquilo que nos traz bons resultados e enriquece nossa qualidade de vida? Ou naquilo que empobrece a nossa qualidade de vida?

Quando digo enriquece ou empobrece, isso é no sentido mais amplo possível e não apenas na dimensão financeira. Dinheiro é importante? Sim, com certeza, dinheiro é a moeda de troca para adquirir serviços básicos que nos dão qualidade de vida.

Mas enriquecimento é mais do que isso: Uma vida de plenitude é aquela em que nós estamos onde queremos, com as pessoas que queremos bem e nos querem bem, em que temos alegria para iniciar um novo dia, ModAlerta. Concorda comigo?

E como é que alcançamos essa vida de plenitude? Nós temos que entender quais são as nossas prioridades. Temos que entender onde é que precisamos concentrar o nosso foco.
Entender o que é que merece a nossa atenção em primeiro lugar.

Como manter-se focado

E a atenção é como um músculo. Lembra? E como um músculo, pode também sofrer fadiga.

Quando alguém se pergunta “Por que é difícil manter a concentração”, na verdade a pergunta está mal formulada.

O certo é “Por que está difícil manter a concentração” e a resposta é que houve uma fadiga e portanto é necessária uma renovação. Pra ilustrar isso, o Daniel Goleman saiba mais, conta a história de uma reunião que ele participou quando em um determinado momento o grupo começou a divagar.

Tinha conversinha paralela acontecendo e algumas pessoas discretamente checando o email no celular. Era um sinal de que a energia do grupo estava dispersa. Daí uma pessoa disse “Está na hora de alguns momentos de atenção”.

E ela levantou e tocou um gongo. Todo mundo nesse momento ficou em silêncio absoluto até que o gongo tocou de novo e eles retomaram a reunião, mas dessa vez com energia renovada. Nessa empresa, o pessoal diz que a pausa em grupo limpa as mentes e dá uma nova dose de foco energizado. Importante: isso é apenas um exemplo.

Sinceramente eu não acho que você precisa comprar um gongo de bronze importado de algum país exótico do oriente pra realizar a sua renovação.

A lição importante pra anotar hoje no seu caderno é que nós temos que aceitar o fato de que a nossa atenção tem limites. Isso responde a pergunta “Por que está difícil manter a concentração”: Sabe quando você está estudando pra uma prova, no começo demora um pouco pra acelerar, chega uma hora que você aquece e está indo muito bem… e depois de um tempo já começa a embaralhar as ideias? Então.

Esse é o ponto em que aconteceu um cansaço mental, em que a nossa performance cai e ficamos inefetivos. Ou seja, nosso trabalho não é eficiente.

Tenho que ler a mesma frase duas vezes, três vezes e mesmo assim entendo errado ou não
entendo nada. Estou desperdiçando o meu tempo. Por isso, existem remédio para aumentar concentração, alguns suplementos ajudam a manter o foco.

A mensagem de hoje é que quando nós chegamos ao ponto de exaustão, é possível a renovação para recuperar o nosso potencial de atenção. Anote: exaustão – renovação – atenção. O grande erro é usar atividades inadequadas pra renovar. Por exemplo, assistir televisão ou navegar pela Internet geralmente não é uma boa ideia por causa dos estímulos mentais. O que nós queremos é justamente recarregar as energias com qualidade.

Sobre o Autor:

I´m Vasconcelos. Meu nome é Vasconcelos e escrevo para o ADPARK, sou brasileiro e vivo em São Paulo. Formei-me em Comunicação Social pela UNINOVE. Trabalhei anos como freela especializado Internet e agora estou escrevendo para diversos o blogs.

One thought on “Por que é difícil manter a concentração?

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *